Páginas

terça-feira, 7 de outubro de 2014

A arte de pensar!





Crianças que jogam Xadrez, desenvolvem habilidades como pensamento crítico e concentração, que auxiliam no processo de aprendizagem, indicam estudos recentes. Pensando nisso, os alunos do Colégio Módulo estão desenvolvendo um jogo matemático, utilizando uma equação baseada em função e porcentagem. No jogo, as peças do Xadrez se movem ao clicar sobre eles, indicando a resposta.

O desenvolvimento desse jogo, além de reforçar os conhecimentos matemáticos dos alunos, estimula o raciocínio lógico e a resolução de problemas, e o que é melhor, usando uma ferramenta com a qual eles se identificam muito. 

O projeto está sendo desenvolvido no Laboratório de Informática em parceria com a professora de matemática Mitiê Nóvoa, utilizando o material da MicroKids. Os resultados poderão ser vistos no dia 24 de outubro, na FETEC – Feira de Educação Tecnológica do Colégio Módulo.




 




quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Persistência Visual - Robótica Lego



Com esse mecanismo os alunos testaram o princípio da persistência visual e foram instruídos a criarem vinhetas que serão divulgadas aqui posteriormente.

Persistência Visual from Wecsley Oliveira


1. Persistência Visual Robótica Módulo Professores: Wecsley Oliveira e Jonathas Alves Aracaju, fevereiro de 2014
2. Fenômeno ou ilusão provocada quando um objeto visto pelo olho humano persiste na retina por uma fração de segundo após a sua percepção. Assim, imagens projetadas a um ritmo superior a 16 por segundo, associam-se na retina sem interrupção.
3. O que isso tem a ver com FILMES?
4. Filmes são uma sequência de fotogramas exibidos em uma frequência que provoca no olho a ilusão de movimento.
5. E o que eu tenho a ver com isso?
6. Desafio Plugado!
7. Cada equipe deverá produzir um vídeo com duração entre 15 e 20 segundos com imagens capturadas durante a aula de robótica. Devem seguir os parâmetros de vinheta comercial e os resultados serão postados no blog Edutecmodulo. O grupo vencedor de cada turma será entrevistado pelo diretor executivo do Blog Plugado Educação e Tecnologia e será vastamente divulgado nas redes sociais.
8. E para descontrair!.....
9. Mas, como é mesmo que eu faço uma vinheta?
10. 1. Com o celular, registrem momentos da aula (fotos e vídeos) 
     2. Decidam com o grupo qual será o mote da vinheta, a frase de efeito que será divulgada no vídeo. Ex.: ‘Aulas de Robótica, ... Porque amamos tudo isso!’ Ou ‘Tecnologia Educacional, aqui aprendemos a trabalhar em equipe.’ 
     3. Em casa, em algum programa editor de vídeo, agrupem os registros feitos durante a aula com telas compostas com o mote escolhido e um fundo musical para harmonizar. 
     4. Por último, façam uma seção de introdução no início do arquivo e outra de créditos no final.
11. E para descontrair novamente!.....
12. Persistência Visual Robótica Módulo Professores: Wecsley Oliveira Jonathas Alves Aracaju, fevereiro de 2014

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Desafio Plugado 1 - Testando os sensores do kit de Robótica



Hora de testar programações com sensores! Façam adaptações tendo o 'Buggy' como referência e desenvolvam as programações abaixo.

a. Manter o robô em movimento até detectar a fita preta.

b. Manter o robô em movimento até encontrar um obstáculo a menos de 20cm de distância.

c. Alterar a força do motor de 20 para 60 ao acionar o sensor de toque. 


Agora, organizem o grupo para solucionar o primeiro Desafio Plugado desse ano. Apliquem os conhecimentos assimilados na aula para fazer o Buggy se locomover até detectar o obstáculo com a marca Mururu Design, parar por um segundo e retornar até fita preta fixada na mesa de competição.

   


Lembrem de registrar a aula como comentário no espaço abaixo!


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Treinando a montagem com o Express-Bot






Programação
1. Andar para frente com três rotações, executar curva com três rotações, retornar ao ponto de partida.







Agora explorem a criatividade alterando a configuração do bloco mover fazendo com que o robô tenha outros movimentos.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Circuito Sensores 2014

Hora de revisar o uso prático com programação para os sensores do Kit Lego 9797. Cada equipe deverá compor uma programação que contemple os sensores de ultrassom, toque e luz, para fazer com que o robô desvie dos obstáculos com a marca Mururu Design, toque o objeto com a marca Blog Plugado e percorra o trajeto marcado com fita preta seguindo com o sensor de luz.






Dica Bacana
Essa foi a programação executada no robô do vídeo!

Se liguem na programação para o seguidor de linha com um sensor de luz.

Não esqueçam de registrar a aula nos comentários!
Comente sobre o desenvolvimento do trabalho, a atuação da equipe, a forma como o conteúdo foi exposto e principalmente a dinâmica proposta!

Dica Bacana 2
Sugestões de suporte para os sensores.




Sensor de toque






Sensor ultrassônico 





Sensor de luz







quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Volta às aulas 2014 - Robótica

Os alunos dos sextos anos têm aula de Robótica pela primeira vez e é sempre muito divertido perceber a ansiedade e alegria deles nesse primeiro contato. Gabriela Matos Adas, do 6°C achou divertido conhecer as peças e não vê a hora de montar vários robôs. Enrique, também do 6°C já está mobilizando a equipe para uma organização eficiente e também está cheio de ideias para montagens inovadoras.
Enrique e Gabriela do 6° Ano C

Os alunos dos 7°s anos evidenciam a diversão e o trabalho em equipe. Amanda, do 7° B afirma que as aulas de robótica são uma maneira de conhecer novas fontes de tecnologia, e aprender a trabalhar em equipe sempre respeitando a opinião dos outros. Henrique, 7° B, diz que foi muito divertido no 6° ano, principalmente nas aulas com montagem livre, quanto ao torneio ele afirma "fio muito massa ficar na torcida, esse ano estrei lá novamente!". Hotoniel, 7°B gosta de construir e fazer o mecanismo funcionar, ele pretende construir robôs engraçados esse ano.

Amanda, Herique e Hotoniel do 7° Ano B

Já os alunos dos 8°s anos esperam encarar desafios maiores. Myllena do 8° B, deseja montagens mais complexas com programações mais elaboradas, quanto ao torneio interno ela se arrepende de não ter participado quando estava no 6°ano e animada garante a participação em 2014. Ingrid, da mesma turma, deseja novas formas de usar a tecnologia e também afirma que gosta muito do desenvolvimento do trabalho em equipe proposto pela metodologia Lego Zoom.

Ingrid e Myllena do 8° Ano B

Cecília, atualmente no 9°C, teve aulas de robótica pela primeira vez no ano passado e desde então acha muito interessante. Ela afirma que tinha muita vontade de ter essas aulas e que gostou muito de participar do torneio interno. “No torneio podemos colocar em prática a união da equipe, espero que esse ano seja mais desafiador”, conclui Cecília. Victória Mirella, do 9°C, se sente feliz por fazer parte da turma que está finalizando o ciclo de implantação do projeto de robótica e ressalta a importância do trabalho em equipe, ela afirma “estou feliz por fazer parte da turma de pioneiros da Robótica no Colégio Módulo. Hoje consigo executar montagens que antes achava muito difícil.”

Cecília e Victória Mirella do 9°C
João Victor do 6°B está ansioso para ter aulas de Robótica principalmente por não ter tido brinquedos Lego antes, “é uma aula nova e espero me divertir muito, espero também que isso contribua para minha vida profissional” afirma João Victor. Joyce, da mesma turma quer muito se divertir, gostou da primeira aula e acredita que vai gostar muito principalmente das montagens.

Joyce 6° Ano B

João Victor Feitosa 6° ano B

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...