Páginas

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Conhecendo mais sobre a Internet


Interface pode significar várias coisas. Em informática geralmente se refere a uma forma de comunicação entre duas coisas distintas: entre uma placa de vídeo e a placa mãe, por exemplo (no caso a “comunicação” se daria por meio de uma interface ou barramento).
Interface Gráfica é um conceito da forma de interação entre o usuário do computador e um programa por meio de uma tela ou representação gráfica, visual, com desenhos, imagens, etc. Geralmente é entendido como a “tela” de um programa.
A interface gráfica do Windows por exemplo, pode ser entendida como o conjunto da barra de tarefas com a área de trabalho e o menu Iniciar. A interface de um programa é a sua tela, o seu modo de dispor as coisas na tela. Não é tão complicado entender.
Ao ouvir que um programa teve melhorias na interface, quer dizer que a tela dele foi alterada, por exemplo, mudando as posições dos botões, menus e itens diversos – geralmente tornando o uso do programa mais fácil.

A Internet é um grande conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro; de forma integrada viabilizando a conectividade independente do tipo de máquina que seja utilizada, que para manter essa multi-compatibilidade se utiliza de um conjunto de protocolos e serviços em comum, podendo assim, os usuários a ela conectados usufruir de serviços de informação de alcance mundial.
A comunicação via Internet pode ser de diversos tipos: Dados,Voz,Vídeo, Multimídia.Devido a recursos cada vez mais "pesados", uma maior velocidade das transmissões torna-se cada vez mais necessária.

A Internet é uma rede capaz de interligar todos os computadores do mundo. O que faz a Internet tão poderosa assim é um processo da informática que atende pelas siglas TCP/IP (Protocolo de Controle de Transferência/Protocolo Internet). Todos os computadores que entendem essa linguagem são capazes de trocar informações entre si. Assim podem se conectar máquinas de diferentes tipos, sejam eles PC's, Mac's e Unix.

 A Internet é organizada na forma de uma teia. Se você pretende acessar um computador no Japão, por exemplo, não é necessário fazer um interurbano internacional, basta conectar-se a um computador ligado à Internet em sua cidade. Esse computador local está conectado a uma máquina em outro estado (ou país) e assim por diante, traçando uma rota até chegar ao destino. São máquinas de alta capacidade, com grande poder de processamento e conexões velozes, conhecidas como servidores, controladas por universidades, empresas e órgãos do Governo.

As informações na Internet passam por vários computadores até chegarem aos seus destinos.
        Essa forma de funcionamento garante um custo baixo de conexão. Você só precisa pagar a ligação local e o seu fornecedor de acesso. Essa empresa ou instituição cobra taxa mensal de cada usuário para cobrir, entre outros, os custos da conexão com a rede.


O Provedor de acesso faz a ligação entre o seu computador e a Internet.

Serviços Internet

WEB

        O principal serviço da Internet é a Web, a parte multimídia da rede. É na Web que você pode ler jornais eletrônicos, fazer compras em shoppings virtuais e consultar banco de dados. É possível ainda saltar de um lugar para outro na Internet por meio de páginas interligadas.
A quantidade e a diversidade do conteúdo colocado na web é tão grande que é preciso utilizar serviços de catalogação para encontrara as informações que você está procurando. Na maioria das home pages essa tarefa fica mais fácil, com a utilização geralmente dos "Gophers" da Internet, ou seja, ferramentas de busca como o RadarUol, Cadê, Surf, etc...

Correio Eletrônico

        Com o correio eletrônico, pode-se enviar mensagens para qualquer usuário da rede. O texto chega ao destino em minutos. (ou horas, dependendo do tráfego) e o usuário não precisa estar conectado para receber a mesma. A mensagem fica armazenada em uma caixa postal eletrônica até que o destinatário resolva abrir o envelope digital.

Transferência de Arquivos

       Com o FTP (File Transfer Protocol) é possível copiar programas gratuitos de servidores da rede. A maioria destes servidores está localizado em univesidades e contém todos os tipos de Softwares.
Você pode encontrar desde utilitários anti-vírus, até aplicativos completos.

Grupos de Discussão

        A Internet é uma grande comunidade virtual. Como toda comunidade, tem clubes, que reúnem pessoas com interesses semelhantes. Na rede esses clubes são chamados de grupos de discussão e podem acontecer de duas formas: existem os grupos da Usenet, que funcionam como quadros de avisos divididos por assuntos, e os canais de Chat, onde os usuários podem bater papos ao vivo em salas especiais para cada assunto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...