Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

É Tempo de Páscoa!

Páscoa vem do hebraico Pessach e significa passagem. Era comemorada pelos judeus antigos e ainda hoje é celebrada pelos israelitas comemorando o Êxodo, saída do povo hebreu do Egito durante o reinado de Ramsés II. Da escravidão para a liberdade, um ritual de passagem. Era esta comemoração que Jesus celebrava com seus discípulos na noite de quinta feira Santa antes da crucificação.
O cristianismo deu um novo sentido a esta festa. A passagem seria a de Jesus da morte para a vida na ressurreição.

Essa ideia da renovação da vida já existia muito antes da era cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se da celebração do Pessach (páscoa judaica) outros dos festivais pagãos. Os povos antigos comemoravam no equinócio da primavera (hemisfério norte) mais ou menos vinte de março, marcado pela transição da metade escura para a metade clara do ano, o inicio da primavera, que traz consigo a nova vida. O equinócio festeja a ressurreição da luz com o deus solar aquecendo a terra, a germinação das sementes após a hibernação, o desabrochar da vegetação e a renovação da vida.
Era comemorado por esses povos a morte e o renascimento de vários deuses como: Tammuz na Suméria; Osíris no Egito; Dionísio na Grécia; Odin na Escandinávia. A atmosfera é de renovação, regeneração, expectativas e esperanças.


A Ressurreição de Jesus traz consigo um novo tempo de paz e esperança para toda humanidade.É portanto, uma data propícia a rituais celebrando o renascimento, a passagem da tristeza para a alegria, das trevas para a luz, do egoísmo para o amor.

A renovação é uma riqueza a ser buscada. E sempre é tempo de recomeçar. Tempo de reflexão. Que o sentimento de renovação que a páscoa trás, atinja os nossos pensamentos e atitudes, não só hoje, agora, mas sempre em todos os nossos dias...


Foi nesse clima de  Páscoa que nossos alunos, nas aulas de Informática, criaram lindos cartões com mensagens verdadeiras e significativas expressando o que aprenderam e o que desejam do fundo do coração. Confiram em nossa galeria: https://plus.google.com/photos/106428899511469797872/albums?banner=pwa





segunda-feira, 25 de março de 2013

Inscrições Abertas para a OBR


O que é a OBR?

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui diversas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente (tradicionalmente no segundo semestre), a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

 Por que uma olimpíada de Robótica?
Há dois pontos de vista sob os quais responder a esta pergunta: com foco na ferramenta educacional ou com foco no tipo de recurso humano formado. Em primeiro lugar, a robótica e a automação são áreas estratégicas para o país no caminho para o seu desenvolvimento. A robótica tende a se tornar uma das dez maiores áreas de pesquisa na próxima década. Apesar de ser uma área em franca expansão no mundo, o Brasil tem se situado de forma marginal nessa área, arriscando-se a perder um imenso potencial para a geração de empregos, técnicas, tecnologias e produtos devido, principalmente, à falta de incentivo para a formação de recursos humanos na área. Além de praticamente não produzir robôs em território nacional, o Brasil também não possui uma cultura que estimule uma maior utilização de tecnologias robóticas no parque tecnológico ou mesmo nas residências. Divulgar a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências é uma forma de, também, estimular a formação de uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia e também a formação de um mercado consumidor consciente, e portanto, exigente para produtos tecnológicos, no país, nos próximos anos.
Sob o ponto de vista do ferramental tecnológico para educação, a robótica é uma tecnologia emergente que tem se tornado elemento praticamente obrigatório nas escolas modernas devido à sua possibilidade de atuação em diversas dimensões. A temática associada aos robôs – representantes inatos das novas tecnologias no imaginário do jovem da atualidade – tem mostrado grande aceitação pelos mesmos. Mais do que isso, essa temática tem propiciado o surgimento de um novo leque de atividades práticas construtivas: kits robóticos têm sido freqüentemente utilizados em escolas de primeiro grau à universidades, com excelentes resultados em todos os níveis em termos de mudança de paradigma para o aprendizado baseado na experimentação, trabalho em grupo e motivação do corpo discente. Interessantes experiências têm demonstrado que a robótica pode atuar como inclusora, não apenas digitalmente ou tecnologicamente, mas socialmente, levando alunos a se integrarem de maneira efetiva à sua comunidade escolar e à sociedade. Mais do que isso, a robótica tem sido utilizada como ferramenta para o ensino de conteúdos transversais, tais como ciências, física, matemática, geografia, história e até mesmo português.
Modalidade Teórica
Quem pode participar?   Estudantes do ensino fundamental, médio;
Modalidade Prática
Quem pode participar?  Qualquer aluno do ensino fundamental, médio ou técnico que complete no máximo 19 anos no ano da competição.
Maiores informações: Laboratório de Robótica e no site: http://obr.org.br

sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia da Água: Agir é preciso!



Desde os primórdios da humanidade sabemos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, para garantir seu sustento através da pesca e da agricultura.
A história do Egito faz uma excelente demonstração desse fato, quando os homens, às margens do rio Nilo, fizeram os primeiros aglomerados humanos e construíram as primeiras cidades do mundo. Ali já se registrava o quanto o homem era dependente da água.
Porém, com o passar dos anos, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada.
Por esses motivos, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a tal bem natural.
Em 10 de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o dia nacional da água através do projeto de lei do deputado Sérgio Novais (PSB-CE). O texto destaca que esse deverá “oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.”
A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos.
A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental e a consciência ecológica em relação à água.
Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:
- Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;
- Que ela é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
- Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;
- Que o equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;
- Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;
- Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
- Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.
Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todos as pessoas sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo, assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.

domingo, 17 de março de 2013

Aracaju, 158 anos!

Por que a nossa cidade recebeu esse nome?
Como se deu a fundação e a construção dela?
Acessando os links abaixo você conhecerá um pouco mais sobre a historia da nossa querida ARACAJU:

 PARABÉNS, ARACAJU. ORGULHO DE SER SERGIPANO...

Não fique perdido! Localizador - 6º ano 2013

Entender o espaço implica necessariamente saber se orientar e se localizar. Em determinada circunstância e despretensiosamente, às vezes, negligenciamos essas habilidades. Contudo elas são de extrema importância.Existem diversos meios e ferramentas para nos localizarmos, principalmente com o uso das tecnologias, satélites, softwares apropriados. 
Nesta quinzena, sua equipe criará o robô localizador, capaz de mover entre diferentes localidades e cumprir a rota feita na mesa de campeonato.


 


Viver nas alturas- Robô Arbóreo- 7º ano 2013


As adaptações dos seres vivos não ocorrem por acaso e muito menos ocorreram de uma hora para outra. Ao longo do processo evolutivo, alguns organismos sofreram transformações que lhes possibilitaram maiores chances de sobrevivência no meio ambiente, ajustando-se morfologicamente e fisiologicamente ao ecossistema em que vivem. 

A essas transformações, selecionadas pelo meio e ocasionadas por mutações, denominamos adaptação, relacionadas ao mecanismo de defesa, reprodução, locomoção, alimentação e condições climatológicas desfavoráveis. 

Vocês sabem por que alguns animais são chamados de arbóreos? Nessa quinzena iremos conhecer os animais arbóreos e suas adaptações ao meio em que vivem. Animais arbóreos são aqueles que passam a vida nas árvores. No fascículo, páginas 105 e 106 vocês tem as leituras complementares e a proposta de nossa aula.


O que Comer? Robô Comilão - 8º ano 2013


A alimentação é uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida saudável, seja para perder peso, melhorar a saúde ou, simplesmente, satisfazer uma necessidade fisiológica, comer é sempre bom. Contudo, uma nutrição adequada se preocupa com algumas questões importantes: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos. A proposta da aula é que o grupo construa o Robô Comilão capaz de selecionar o tipo de alimento que irá ingerir para armazenar energia.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Comemorando o Dia do Circo!

Homenageamos hoje o universo circense! 
Um universo onde palhaços, malabaristas, mágicos e tantos outros brilharam e brilham fazendo a nossa alegria...
Desde os primórdios! Mal haviam inventado o meio televisão e lá já estavam os palhaços e todos os outros artistas fazendo "bagunça" na telinha e por aí a fora, levando animação.
Aqui vai a nossa homenagem a estes profissionais do riso.  
15 de março!!! VIVA O DIA DO CIRCO!!!!!
O nosso colégio não poderia deixar de festejar essa data com os alunos, brincando e participando com as professoras e o palhaço KIKO! Confiram o registro de nossas lentes!





segunda-feira, 11 de março de 2013

BOA SEMANA!


DESEJO DE TUDO... UM POUCO!
 Sensibilidade...
Para não ficar indiferente diante das belezas da vida...
Coragem...
e poder realizar o que tem vontade. Para colocar a timidez de lado
 Solidariedade...
 Para não ficar neutro diante do sofrimento da humanidade.
Bondade...
 Para não desviar os olhos de quem te pede ajuda.
 Tranqüilidade...
Para quando chegar ao fim do dia, poder deitar e dormir o sono dos anjos.
 Alegria...
Para você distribuí-la, colocando um sorriso no rosto de alguém.
 Humildade...
Para você reconhecer aquilo que você não é.
Sinceridade...
Para você ser verdadeiro, gostar de si mesmo, e viver melhor.
Felicidade...
Para você descobri-la dentro de você e doá-la a quem precisar.
Amizade...
 Para você descobrir que, quem tem um amigo, tem um tesouro.
 Esperança...
 Para fazer você acreditar na vida e se sentir uma eterna criança.
 Sabedoria...
Para entender que só o bem existe, o resto é ilusão.
 Desejos...
Para alimentar o seu corpo, dando prazer ao seu espírito.
 Sonhos...
Para poder, todos os dias, alimentar sua alma.
Amor...
 Para você ter alguém para amar e sentir-se amado.
Para você desejar tocar uma estrela, sorrir para a lua.
 Sentir que a vida é bela, andando pela rua.
 Para você descobrir que existe um sol dentro de você.
Para você se sentir feliz a cada amanhecer e saber que o amor é a razão maior para viver. Mas, se você não tiver um amor, que nunca deixe morrer em você, a procura. O desejo de encontrá-lo.
Tenha de tudo, um pouco... E SEJA FELIZ! Boa semana para você!
http://www.mensagenscomamor.com/mensagens_boa_semana.htm

sexta-feira, 8 de março de 2013

Feliz Dia Internacional da Mulher!


Feliz dia Internacional da Mulher para você que é guerreira, mãe, dona de casa, profissional. Feliz dia da Mulher para você que tem a sensibilidade no olhar, nos gestos e na palavra. Feliz dia da Mulher por ser privilegiada pelo milagre de carregar em seu ventre outra vida, e dela cuidar enquanto os ponteiros do tempo permitem. A Vocês toda a nossa gratidão e reconhecimento. Parabéns pela data, vida, ações diárias, conquistas e tudo mais!!!

Em especial as Mulheres do nosso Colégio, todas elas sem exceção, as mamães, vovós, titias, professoras, alunas, funcionárias, colaboradoras!!!!Parabéns, MULHERES!!!!

Parabéns, Mulheres! Hoje é uma data muito especial!

"Parabéns, MULHERES do nosso colégio:Mães, avós,tias,madrinhas,funcionárias, colaboradoras, professoras e alunas. Vocês são muito importantes para  nós!"


Ser mulher...
É viver mil vezes em apenas uma vida.
É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora.
É estar antes do ontem e depois do amanhã.
É desconhecer a palavra recompensa apesar dos seus atos. 

Ser mulher...
É caminhar na dúvida cheia de certezas.
É correr atrás das nuvens num dia de sol.
É alcançar o sol num dia de chuva.

Ser mulher...
É chorar de alegria e muitas vezes
sorrir com tristeza.
É acreditar quando ninguém mais acredita.
É cancelar sonhos em prol de terceiros.
É esperar quando ninguém mais espera.

Ser mulher...
É identificar um sorriso triste e uma lágrima falsa.
É ser enganada, e sempre dar mais uma chance.
É cair no fundo do poço, e emergir sem ajuda.

Ser mulher...
É estar em mil lugares de uma só vez.
É fazer mil papeis ao mesmo tempo.
É ser forte e fingir que é frágil...
Pra ter um carinho.

Ser mulher...
É se perder em palavras e
depois perceber que se encontrou nelas.
É distribuir emoções
que nem sempre são captadas.

Ser mulher...
É comprar, emprestar, alugar,
vender sentimentos, mas jamais dever.
É construir castelos na areia,
vê-los desmoronados pelas águas.
E ainda assim amá-los.

Ser mulher...
É saber dar o perdão...
É tentar recuperar o irrecuperável.
É entender o que ninguém mais conseguiu desvendar.

Ser mulher...
É estender a mão a quem ainda não pediu.
É doar o que ainda não foi solicitado.

Ser mulher...
É não ter vergonha de chorar por amor.
É saber a hora certa do fim.
É esperar sempre por um recomeço.

Ser mulher...
É ter a arrogância de viver
apesar dos dissabores,
das desilusões, das traições e
das decepções.

Ser mulher...
É ser mãe dos seus filhos...
Dos filhos de outros.
É amá-los igualmente.

Ser mulher...
É ter confiança no amanhã e
aceitação pelo ontem.
É desbravar caminhos difíceis
em instantes inoportunos.
E fincar a bandeira da conquista.

Ser mulher...
É entender as fases da lua
por ter suas próprias fases.
( autor desconhecido )

segunda-feira, 4 de março de 2013

Comunicação - Satélite - 6° Ano 2013

Vivemos um momento no qual os meios de comunicação não param de evoluir, a cada instante surge um novo aparelho repleto de funções. Mas, será mesmo que estamos nos comunicando bem? Nossas conversas nos direcionam a conteúdos proveitosos?


Programação
Enviar Mensagem 

Receber Mensagem
 

Asas de Leonardo - Mecanismo de Voo - 7° Ano 2013

Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci (Anchiano, 15 de abril de 1452 – Amboise, 2 de maio de 1519), foi um polímata italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido. Segundo a historiadora de arte Helen Gardner, a profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedentes e sua mente e personalidade parecem sobre-humanos para nós, e o homem em si [nos parece] misterioso e distante.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci



Programação

Consumir e queimar calorias - 8° Ano 2013

Atualmente, ir à academia não significa ter muitos músculos e fazer vários exercícios a fim de queimar calorias. Há pessoas que procuram academias para eliminar o estresse do dia a dia.




PROGRAMAÇÃO


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...